sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Jogos Vorazes


Finalmente conseguir terminar de ler o livro e assistir o filme. E nem era para ter demorado tanto assim desde que fiz um pequeno comentário aqui, até porque no final de cada capítulo eu me obrigava a seguir em frente para saber o que aconteceria.

A história se passa após o fim da América do Norte onde surgiu a nova nação chamada Panem e que foi divido por 13 distritos comanda pela Capital. Porém o 13º acaba provocando uma guerra e é extinto e como punição para que isso nunca mais aconteça, surgiu os Jogos Vorazes.
A cada ano dos Jogos Vorazes uma menina e um menino, com idade de 12 a 18, de cada distrito é selecionado para uma competição de vida ou morte, onde apenas um sobrevivi e tudo isso sendo transmitido pela televisão.
E é ai que entra Katniss, que mora no distrito 12. Para evitar que sua irmã de 12 anos, Prim, seja levada Katniss se oferece para ir em seu lugar. O garoto escolhido para participar é Peeta, ele ajudou Katniss no passado.
E como já disse ali em cima, apenas um sai vivo desse jogo e o sobrevivente terá fama e fortuna.

O que tenho a dizer sobre o livro é que ele está longe do que realmente leio. Nada de vampiros, lobisomens, anjos, sem todos aqueles romances e outras coisas. O livro retrata 24 jovens lutando um contra os outros para da algo digno ao seu distrito e é claro, permanecerem vivo das diversas armadilhas que os organizadores do jogo colocam. Isso torna todos os acontecimentos terríveis.
O livro é narrado pelo ponto de vista da Katniss e tenho que dizer que Suzanne Collins conseguiu transmitir todas as emoções e sofrimentos que ela estava sentido. Porém em minha opinião a autora se deu melhor em escrever em 3° pessoa do que em 1° pessoa, mas pensando bem não conseguir imaginar lendo Jogos Vorazes em 3° pessoa.
Deve ter sido por isso que não conseguir ter uma profunda aproximação com os outros personagens sem ser a principal. Até porque dona Luna, Katniss passa a maior parte da arena sozinha e com seus próximos pensamentos. A situação muda com a chegada da pequena Rue, uma menina de 12 anos que Katniss meio que adotou por lembrar sua irmã.
Ainda considero muito cedo para ter um personagem preferido, por motivos que já disse ali em cima. Porém gostei muito do jeito do Cinna, o estilista de Katniss, e a Rue, por quem meu coração ficou apertado. Também tem Gale, que é o melhor amigo da Katniss. Como ele não aparece muito, apenas no começo, não tem o porquê de ficar falando dele. Já o Peeta, não senti muito afinidade com ele ainda.
Posso até ter dito que não tenho um personagem preferido, porém confesso que de todos os personagens principais de todas os livros que já li... Katniss merece todo meu respeito. Ela não é a garota popular da escola ou esta perdidamente apaixonada por alguém e nem mesmo transmite a sensação de ser fraca, ela é completamente contrário de tudo isso. Ela tenta da o melhor para sua mãe e irmã, na arena ela mostra todas a sua habilidade com as flechas, supostamente não tem medo. Apesar de temer que algo ruim possa acontecer com sua família se ela fizer algo errado. E isso faz com que eu admire muito ela.
E por fim a adaptação para o filme.


Sempre admirei ficar comparando o filme com o livro, vendo os pontos positivos e negativos, as semelhanças e diferencias. E no final cheguei à conclusão que o filme chega até ser meio fiel ao livro, principalmente algumas falas dos personagens.
O filme não fica focado só na arena, mostra também os organizadores, a Capital, os outros distrito e até mesmo Haymitch (o mentor de Katniss e Peeta) procurando patrocinadores. E isso é um dos pontos positivos, pelo meu ver.
Confesso que achava que Haymitch seria um homem baixo, gordo, meio careca e bêbado, é certo que bêbado ele já é nos livros. Entretanto, ao assistir o filme, me deparei com um loiro de olhos azuis e confesso que até achei ele bonitinho (admiro homens de cabelos grandes, não todos é claro haha).
Effie, que é a representante do distrito 12, ficou do mesmo jeito que estava imaginado. E Cinna, sim ele, realmente eu o adorei e é o tipo de personagens que me encanta. Também gostei de Peeta e Gale no filme e conseguir ver a diferença entre eles, principalmente Gale que no livro me chamou mais atenção.
É claro que livro é livro e sempre vai ter mais detalhes que o filme. Como quando chega a Rue e o plano que elas elaboram para destruir o suprimento dos outros distritos ou quando Katniss e Peeta estão sozinhos em uma caverna. Ou quando alguém morre e toda noite é mostrado no céu quem morreu, senti isso falta disso no filme. Tem outros detalhes, mas creio eu que não deve influência muito para aqueles que só assistiram ao filme. Mesmo assim para mim fizeram diferença e digo que vale realmente apena ler o livro e ver esses outros detalhes.
Por fim, ficou faltando sangue nesse filme (eu sei, sou um ser estranho).




7 comentários:

  1. Oieee ^^ Nossa que máximo, a primeira a comentar (liga não pra minha idiotice u.u). Conheci seu blog recentemente e resolvi dar uma lida por aqui ^^ e acabei me deparando com essa resenha.
    Sabe, eu também li o livro e vi o filme e concordo com você sobre a aproximação dos personagens, como Kat fica muito tempo sozinha não tem como conhecer muito bem os outros, e isso deixa o livro com um pontinho negativo. Mas tirando isso achei tudo muito bacana e o filme foi realmente bastante fiel (e sim devia ter sangue, e acho que eles podiam ter caprichado mais na cena da luta final, aquilo ficou sem graça e sem sangue!! U.U)
    E fiquei meio indecisa sobre o Peeta e o Gale, porque os dois parecem ser legais, mas é meio dificil decidir um deles ainda...
    Enfim, sua resenha está ótima e muito bem escrita ^^

    obs: ooppps acho que fiz um comentário grande demais...

    Kissu

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar sobre o livro, mas sinceramente não li e nem vi o filme. Só sabia como a história era mais ou menos.
    Baci!

    Cowgirls from Hell

    ResponderExcluir
  3. Acho q o que eu devo fazer mesmo é ler o livro, pois o filme nao me agardou mt. Ainda mais o final.

    ResponderExcluir
  4. Com licença e desculpa o incomodo :3 vim aqui no seu blog te convidar a participar da minha nova coluna “Mostre sua estante” é bem simples e qualquer pessoa pode participar e ainda terá os links que quiser para divulgar junto da sua foto, tem interesse? Se tiver dá uma passadinha lá no blog ♥
    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi falaram demais do filme e do livre, mas nunca tive interesse em ver. Mas quem sabe agora animo ne? ahaha

    shelikesrockn-roll.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Não pretendo ler o livro, porém eu estou querendo demais assistir o filme e eu conheço um site online.. Bom, adorei sua resenha, me motivou mais de querer asisstir e tal hehe

    Sweet Teen

    ResponderExcluir
  7. Eu só li o primeiro livro,estou louca pra ler o resto,achei que no filme houve corte de muitas coisas e foi o que mais deixou a desejar :S
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir